sábado, 29 de novembro de 2008

PORQUE EU AMO A BIBLIOTECONOMIA

Foi por ocasião das aulas de Fundamentos que comecei me apaixonar pela Biblioteconomia, pelo que ela representa e pelo que pode fazer em benefício do ser humano. Pude enxergar nesse aspecto da Ciência da Informação, a possibilidade de um mundo melhor, com mais oportunidades para os menos favorecidos. Entendi nela uma proposta para melhor compreensão entre as pessoas, pois afinal é o conhecimento que nos torna verdadeiramente sábios e livres.
Compreendi que na mão de um Bibliotecário estão milhares de destinos, e o conhecimento mediado por ele pode fazer muita diferença nas escolhas e decisões dos indivíduos, ainda que de forma indireta e pouco perceptível, e que o conhecimento bem organizado e bem distribuído por ele pode conduzir a um desenvolvimento humano mais harmonioso, mais autêntico, de modo que minimizar a pobreza, a exclusão social, as incompreesões, as opressões e até mesmo as guerras... Que diante dos múltiplos desafios do futuro, a biblioteconomia se posiciona como um trunfo à humanidade na construção dos ideais de paz, da liberdade e da justiça social, pois uma biblioteca bem articulada, possui condições de trazer os indivíduos à reflexão e compreensão do mundo, para a busca de direitos, como: saúde, liberdade, segurança, bem-estar econômico e participação social e política.
Por todas essas razões eu amo a Biblioteconomia e essas são as motivações para que haja esse BLOG. Todos os que sentem e pensam como eu são muito bem-vindos nesse lugar, - e os que não pensam também - onde poderemos refletir, discutir e apresentar idéias para avançar nas questões referentes à essa área do conhecimento.

Nenhum comentário: